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14/09/2012
Do grupo representante dos Servidores Administrativos do HUSM
Para conhecimento dos colegas da Enfermagem
Aos membros do CONAD
Tendo em vista a Portaria nº 63.161, do 31 de agosto de 2.012, do
Magnífico Reitor, que trata sobre o horário de funcionamento do HUSM e a
jornada de trabalho, vimos através deste oferecer subsídios desta área
para ampliar o debate na próxima reunião do CONAD, dia 13/09/2012.
Alguns pontos que os servidores reivindicam são:
Pela unidade de todos os servidores do HUSM;
Servidores do HUSM com direitos, deveres e carga horária iguais. Somos
todos Servidores da saúde voltados ao atendimento dos pacientes desde a
recepção ao tratamento médico;
Todos os servidores do HUSM pertencem a uma única unidade de saúde que
trabalham e atendem pacientes da saúde e não podem ser diferenciados
entre si dentro do mesmo ambiente, da mesma área e da mesma instituição
de saúde.
Porque somos diferentes dos demais da UFSM?
- Por que trabalhamos
numa instituição de saúde. A Instituição Hospitalar é, declaradamente,
diferente de outras organizações comerciais e industriais. Portanto,
diferente também dos demais setores administrativos da UFSM;
- Por que nas greves enquanto toda a UFSM “PARA” nós do HUSM não paramos em prol do paciente pois somos serviço essencial;
- Por que nós não só trabalhamos. Nós vivenciamos o hospital todo dia,
com pacientes, doenças, bactérias, angústias, sofrimento decorrente de
perdas. Nós não somos apenas “administrativos”. Somos seres humanos que
trabalham com pacientes e não temos como isolar trabalho e sentimento
neste contexto.
- Aqui não se divide o “ar que se respira” para os administrativos.
Aqui se respira todos os dias o mesmo ar dos médicos, que é o mesmo ar
da enfermagem e de outros profissionais da saúde, que é o mesmo ar dos
pacientes. Aqui se contrai vírus e bactérias que noutros serviços
cartoriais administrativos da UFSM jamais contrairiam.
- Aqui ficamos doentes, em atestado, mais que em outros serviços
administrativos da UFSM. Nosso organismo padece mais pela resistência
das nossas bactérias. No ano de 2011 dos 1.278 servidores, 521 entraram
em licença para tratamento de saúde, ou seja, 40,76% dos trabalhadores
do HUSM afastarem-se do trabalho por adoecimento. Comparando com os
servidores da UFSM, 2.928, houve um total de 783 eventos de LTS em onze
meses demonstrando a diferença da especificidade do trabalho na saúde
como fonte de adoecimento. Ou seja: os servidores do HUSM adoecem em
média 40 % ao ano enquanto os servidores da UFSM adoecem em torno de
26,7% ao ano.Aqui, como dizem alguns médicos, temos prazo de validade e
tempo de resistência. Mais horas dentro do hospital mais contato, mais
contágios, mais atestado, maior custo, menos saúde, mais aposentadorias
precoces e por invalidez.
Por que olham o hospital diferente.
- Por estas razões é que muitos que hoje estão na REITORIA saíram imediatamente do hospital e não querem nunca mais retornar.
- É por isso que muitos novos contratados pedem remoção imediata por não se adotarem.
- É por isso que há dificuldade de servidores da UFSM virem trabalhar no hospital.
A movimentação dos servidores administrativos dentro do HUSM faz parte
de atividade rotineira. Não permanecem estáticos atrás de suas mesas
como nos demais serviços administrativos da UFSM. Aqui se recebe
paciente, se conversa desde a recepção, do registro, da internação, bem
como nas atividades que dão suporte a todas essa estrutura. Ou acham que
tudo isso se faz parado atrás de uma mesa ?
Diante do acima exposto solicitamos a inclusão de todos os
servidores administrativos do HUSM na Portaria nº 63.161, do Magnifico
Reitor.
Santa Maria, 11 de setembro
Fonte: Claudio dos Santos
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