Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/01/2013
No segundo dia de roteiro pelo litoral, visitas começam por Arroio do Sal



Com o Secretário de Saúde de Arroio do Sal e equipe de enfermagem

Prosseguindo o roteiro iniciado ontem pelo litoral norte, o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, esteve na manhã de hoje em Arroio do sal, reunido com 16 profissionais da enfermagem e com o Secretário de Saúde do município, Manoel Antônio de Oliveira. O Enfermeiro Ricardo explicou que o motivo da visita era uma primeira aproximação com os secretários de saúde e que uma das metas do Conselho é verificar quantos profissionais existem no município e nas instituições, como estão sendo remunerados, quais as condições de trabalho que enfrentam, se precisam de cursos de atualização e qualificação profissional.  Com estes dados na mão, o presidente da autarquia volta para a sede do Coren-RS e pode reunir-se com sua equipe e dar as diretrizes que devem ser cumpridas.

Na conversa com os profissionais de enfermagem foi unânime que falta união entre a categoria, visto que um plantão busca encontrar os furos do plantão anterior e que é preciso que o código de ética e a legislação profissional sejam cumpridas com responsabilidade, mas que também exista mais solidariedade entre os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Para o enfermeiro Ricardo, estas conversas com os prefeitos, secretários de saúde e vereadores são muito importantes pois ainda existem muitos gestores públicos que só veem a enfermagem como uma mão de obra barata. “É preciso esclarecer a verdadeira importância e o papel da enfermagem. Também queremos sensibilizar  as prefeituras e as câmaras de vereadores para que melhorem a remuneração dos técnicos e auxiliares, vistos que em muitos municípios não chega ao valor do mínimo regional. Sabemos que esta questão é sindical mas é um tema que acaba por influenciar em questões do âmbito do Coren-RS como a sobrecarga, o absenteísmo e o estress, que põe em risco a segurança do paciente e do profissional”, conclui Ricardo. Para que esta ação tome o corpo necessário estamos fazendo nossas agendas, sempre que possível, acompanhadas por um representante regional do Sindisaúde.

Já a Responsável Técnica enfermeira Marcia Kum comentou que em Arroio do Sal uma das principais preocupações é que a regulação da ambulância da SAMU, que a população tem dificuldade em compreender que é feita por Porto Alegre e ligam para o posto para pedir pelo serviço. Outra questão é que normalmente a população é de 12 mil pessoas e que nesta época a população é de 120 mil pessoas o que faz os atendimentos saltarem de 80 por dia para 120 por dia. O Secretário da Saúde anunciou em primeira mão que o município conquistou os recursos para a construção de um novo posto 24h.

Texto: Fernanda Barth
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS