Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

20/02/2013
Frederico Westphalen recebeu a segunda edição do Multiplica Coren
Evento foi realizado no campus da URI no município

Teve início na manhã desta quarta-feira (20), no município de Frederico Westphalen, na região do Alto Uruguai, a segunda edição do projeto Multiplica Coren-RS. O evento foi realizado no campus da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) e aconteceu até o fim da tarde de hoje.

A abertura oficial foi realizada nas três salas em que as capacitações foram ministradas. O conselheiro que representou o Coren-RS, enfermeiro  Abelardo Gomes, acompanhado da coordenadora do curso de Enfermagem da Instituição, Adriana Rotoli, deram as boas vindas aos participantes e destacaram a importância do conhecimento como ferramenta fundamental para alavancar a união da categoria. Segundo o enfermeiro, os profissionais de enfermagem são os detentores do conhecimento sobre o cuidado permanente e precisam se apoderar disso para garantir o respeito de outras profissões, fortalecendo a categoria como um todo. "Se nós, enfermeiros, não aparecemos no hospital, tudo para. Temos que ter consciência de nossa importância, do quanto somos fundamentais para a saúde, e garantir que estejamos sempre atualizados tecnicamente. Só assim nos fortaleceremos e alcançaremos os objetivos da categoria" destacou o conselheiro. Tiveram início em seguida as palestras de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Curativos e Eletrocardiograma, ministradas respectivamente pelos enfermeiros Abelardo Gomes, Joyce Mara Serafim Kollet Anaeli Brandelli Peruzzo e Luis Antonio Lencina Machado, além da acadêmica de Enfermagem, Aline do Prado.

No intervalo de almoço, os palestrantes e o conselheiro foram conhecer as instalações da base do SAMU municipal. Recebidos pela enfermeira RT da equipe, Léa Elizabeth Tomschk, eles conheceram a realidade do atendimento de emergência do município, que trabalha em uma estrutura improvisada a pelo menos dois anos. Os profissionais relataram a dificuldade que o local impõe, com salas apertadas e falta de equipamentos. A enfermeira relatou que solicitou à equipe que trouxessem seus computadores portáteis para desenvolver suas atividades, já que a estrutura tem apenas uma máquina. Tanto o conselheiro quanto a palestrante Joyce Mara Serafim Kollet, uma das coordenadoras do Núcleo de Estudo de Urgências (NEU, vinculado ao Governo do Estado), orientaram os profissionais a reivindicar as novas instalações junto à gestão municipal e também prestaram outras orientações.

As palestras do Multiplica Coren tiveram continuidade às 14h, quando a turma de APH iniciou as oficinas práticas, orientadas pelos integrantes do SAMU local. Eles também participam, ao final do evento, da simulação de atendimento de emergência. A equipe do SAMU é formada pela enfermeira, Léa Tomschke, pelos técnicos Franciele Magalhães Straesser, Lorezete Ferreira Duarte e Bruna Helena Hartmann, e pelos condutores Evano Carlos Rocha da Silva, Rafael Luis Iovesan e Dirceu Oldair da Borba.

Texto e fotos: Luísa Souza

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS