Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/11/2013
Dia mundial de prevenção a úlceras por pressão
21 de novembro – Stop Up


O dia 21 de novembro foi escolhido como dia mundial de prevenção das úlceras por pressão, com o intuito de sensibilizar profissionais e sociedade a respeito da prevenção e do tratamento desse flagelo que atinge principalmente pacientes hospitalizados com longa permanência bem como os que associam  fatores de risco, tais como idade avançada e restrição ao leito ou cadeira.

Apesar das inovações e avanços científicos nas últimas décadas, as Úlceras por Pressão, ainda são um desafio para Enfermagem e demais profissionais da área da saúde. Estima-se que anualmente nos Estados Unidos,   aproximadamente 600 mil pacientes hospitalizados evoluam ao óbito em decorrência de complicações secundárias à UP. No Brasil, estudos sobre incidência e prevalência são pouco frequentes, mas a estimativa também é elevada. 
 
Esse tipo de lesão, considerada na maioria das vezes evitável, requer um olhar holístico sobre nossos clientes, agregando profissionais de saúde, cuidadores, familiares e seus diversos saberes, com a finalidade de prevenir, tratar e devolver ao indivíduo sua autonomia e sua integridade, no seu conceito mais abrangente.
 
Nas últimas décadas, houve um investimento expressivo no desenvolvimento de tecnologias em coberturas e tratamentos. Há a disposição no mercado uma grande oferta de produtos que auxiliam no tratamento e prevenção de lesões. Porém, verifica-se que urge a necessidade de socializar o conhecimento entre os profissionais de Enfermagem, associando prevenção e utilização de  novas tecnologias de forma de forma eficaz.
 
 
A sistematização da assistência de Enfermagem, o desenvolvimento e utilização de protocolos discutidos e validados pelas equipes, a avaliação diária dos pacientes bem como a prática de medidas preventivas são ações que contribuem para a diminuição da incidência e prevalência, otimizando recursos humanos e materiais, mas principalmente, prestando ao cliente uma assistência de Enfermagem com qualidade, e segurança, cumprindo o papel profissional com responsabilidade e vocação.
 

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS