Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/11/2013
Dia mundial de prevenção a úlceras por pressão
21 de novembro – Stop Up


O dia 21 de novembro foi escolhido como dia mundial de prevenção das úlceras por pressão, com o intuito de sensibilizar profissionais e sociedade a respeito da prevenção e do tratamento desse flagelo que atinge principalmente pacientes hospitalizados com longa permanência bem como os que associam  fatores de risco, tais como idade avançada e restrição ao leito ou cadeira.

Apesar das inovações e avanços científicos nas últimas décadas, as Úlceras por Pressão, ainda são um desafio para Enfermagem e demais profissionais da área da saúde. Estima-se que anualmente nos Estados Unidos,   aproximadamente 600 mil pacientes hospitalizados evoluam ao óbito em decorrência de complicações secundárias à UP. No Brasil, estudos sobre incidência e prevalência são pouco frequentes, mas a estimativa também é elevada. 
 
Esse tipo de lesão, considerada na maioria das vezes evitável, requer um olhar holístico sobre nossos clientes, agregando profissionais de saúde, cuidadores, familiares e seus diversos saberes, com a finalidade de prevenir, tratar e devolver ao indivíduo sua autonomia e sua integridade, no seu conceito mais abrangente.
 
Nas últimas décadas, houve um investimento expressivo no desenvolvimento de tecnologias em coberturas e tratamentos. Há a disposição no mercado uma grande oferta de produtos que auxiliam no tratamento e prevenção de lesões. Porém, verifica-se que urge a necessidade de socializar o conhecimento entre os profissionais de Enfermagem, associando prevenção e utilização de  novas tecnologias de forma de forma eficaz.
 
 
A sistematização da assistência de Enfermagem, o desenvolvimento e utilização de protocolos discutidos e validados pelas equipes, a avaliação diária dos pacientes bem como a prática de medidas preventivas são ações que contribuem para a diminuição da incidência e prevalência, otimizando recursos humanos e materiais, mas principalmente, prestando ao cliente uma assistência de Enfermagem com qualidade, e segurança, cumprindo o papel profissional com responsabilidade e vocação.
 

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/07/2024
Cofen vai ao Palácio do Planalto discutir projetos de interesse da Enfermagem


19/07/2024
Participe: Consulta Pública para atualização do Protocolo de Saúde da Criança e do Adolescente do Coren-RS


18/07/2024
Inscrições abertas para cursos e oficinas do 26º CBCENF


18/07/2024
Ministério da Saúde unifica prontuário de pacientes do SUS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS