Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/05/2015
Semana Integrada da Enfermagem Gaúcha 2015 termina com lançamento de Carta Compromisso


O encerramento da Semana Integrada da Enfermagem Gaúcha 2015 ocorreu nesta quarta-feira, dia 20, Dia do(a) Técnico(a) e do(a) Auxiliar, em Santa Maria, na Região Central do Estado. O Auditório Gulerpe da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu o último evento do Ciclo de Debates sobre o tema “Os compromissos da Enfermagem gaúcha hoje e amanhã”, que compôs a programação da Semana. Dezenas de pessoas participaram.

Ao final, foi apresentada a Carta Compromisso da Enfermagem Gaúcha. O documento é resultado das discussões nos debates realizados em Porto Alegre (dia 12 de maio), Caxias do Sul (dia 13), Erechim (dia 14), Torres (dia 18) e Santa Maria. O documento é encabeçado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e pelo Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), em conjunto com profissionais, estudantes e entidades da saúde. 

Alguns dos compromissos firmados entre os(as) profissionais da Enfermagem junto à sociedade gaúcha são: o cuidado de Enfermagem qualificado, humanizado e livre de qualquer discriminação; o combate à “comercialização do ensino” (cursos, escolas e universidades); o fortalecimento da identidade técnica, política, ética e científica da Enfermagem, entre outros pontos. 

Em sua fala, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, disse que a Semana de Enfermagem é um momento importante para que enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares reflitam sobre questões acerca da profissão, como as lutas da categoria – jornada de 30 horas semanais, piso salarial, entre outras – e a necessidade de mais valorização. “A Enfermagem precisa de melhores condições para exercer plenamente o seu papel, como políticas públicas de saúde que garantam a efetiva implantação do SUS e Planos de Cargos, Carreira e  Salário [PCCSs] com tratamento igualitário para todos(as) os(as) trabalhadores(as) da saúde”, afirmou. 

A presidente do Sergs, Cláudia Santos, destacou os muitos desafios enfrentados pela Enfermagem, a importância do trabalho em equipe para o bom atendimento dos usuários da rede de saúde e a necessidade da união dos(as) profissionais em torno das lutas da categoria. Ainda estavam presentes à mesa Soeli Guerra, enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), e José Airton Clerice, presidente do Sindisaúde - Santiago.

UNIÃO INÉDITA – A Semana, que começou no dia 12, é resultado de uma união inédita entre as entidades representativas da Enfermagem e da saúde. A iniciativa foi promovida pelo Coren-RS e pelo Sergs, em parceria com o Sindisaúde, Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers) e serviços e instituições formadoras da Enfermagem.

Confira a Carta Compromisso na íntegra aqui.

Fonte: Asscom Coren-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS