Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/08/2015
Coren-RS recebe explicações da Secretaria Estadual da Saúde sobre postagem no Facebook


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu nesta quarta-feira (12) um ofício da Secretaria Estadual da Saúde (SES). No documento – que é uma resposta a uma nota de repúdio enviada pela Autarquia na terça-feira (11) – a SES reconhece que a postagem realizada no dia 10 de agosto na fan page oficial da secretaria no Facebook foi fruto de um “equívoco”. 

A publicação afirmava, de forma incorreta, que 10 de agosto é “Dia da Enfermeira” e, logo abaixo, trazia o seguinte texto: “Enfermeiro é o profissional que zela pelo bem estar dos pacientes - auxiliando o médico quando necessário e prestando assistência física e psicológica a esses pacientes e suas famílias”. A postagem também foi compartilhada na fan page da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS). 

O Conselho entende que o conteúdo representou um desrespeito à categoria e feriu os preceitos éticos e legais da profissão. Vale ressaltar que 10 de agosto não é o Dia da Enfermeira – o Dia do(a) Enfermeiro(a) é comemorado no dia 12 de maio – , e tampouco deveria a  SES ter caracterizado a profissional enfermeira como auxiliar de médico e "quando necessário".

Em um trecho do ofício enviado ao Conselho, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, diz que “o equívoco foi originado com a confusão entre a data da assinatura do Decreto 2.956 (10/08/1938), que institui o Dia do Enfermeiro, com a data oficialmente reconhecida, que é o dia 12 de maio”. 

O Coren-RS reafirma que estará sempre ao lado dos(as) profissionais da Enfermagem, defendendo seus direitos e tomando as medidas cabíveis que julgar necessárias, como nesse caso. A Autarquia seguirá lutando por uma categoria mais forte e valorizada. 

Leia aqui a nota de repúdio enviada pelo Coren-RS à SES, o ofício da SES em resposta à nota e a postagem na fan page da secretaria.
 
Fonte: Asscom Coren-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

17/05/2022
ATENÇÃO: Sede e subseções do Coren-RS fecharão às 16h nesta terça, 17/05, em função de ciclone


16/05/2022
Coren-RS na Área realiza 22 atendimentos em Canela


16/05/2022
Semana da Enfermagem 2022 começa com palestra sobre conquistas e avanços da categoria


16/05/2022
Inscrições abertas para participar do 24ª CBCENF


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS