Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/04/2016
Coren-RS participa de reunião sobre assistência farmacêutica na Câmara de Vereadores da Capital
Autarquia reafirmou que dispensação de medicamentos não é atividade da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, participou nesta terça-feira (12) de uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. No encontro foi discutida a assistência farmacêutica na rede de Atenção Básica em saúde na Capital.

Daniel foi o primeiro a se manifestar. Ele reafirmou que a dispensação de medicamentos não é atividade dos(as) profissionais da Enfermagem. “Temos um quadro reduzido de trabalhadores contratados pelo município e a delegação dessa tarefa os têm afastado de suas reais obrigações. As salas de vacina, por exemplo, não atuam a pleno, e os curativos e as visitas têm sido prejudicados”, disse.

Na rede municipal de saúde de Porto Alegre, profissionais de Enfermagem têm entregue medicamentos, conforme determinação judicial. Entretanto, servidores alegam que também estariam fazendo dispensação, o que não está autorizado pela liminar. O Coren-RS está recorrendo da medida (saiba mais: www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=servicos&pagina=noticias-ler&id=4924 / www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=servicos&pagina=noticias-ler&id=4937).

Também falaram representantes do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), do Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF-RS), do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do RS (Sindifars), do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Sindisaúde, vereadores, além de servidores do município na área da saúde.

Por sugestão da vereadora Jussara Cony, proponente da reunião, a Cosmam solicitou ao secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, que o Executivo faça um decreto criando um Grupo de Trabalho (GT) formal para tratar do tema. Esse GT teria representantes de instituições e entidades da Saúde e da população.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/01/2022
Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS


27/01/2022
Projeto Hora do Colinho e cuidados com recém-nascidos foram tema de live do Coren-RS


25/01/2022
Coren-RS é elogiado por conselheiros federais após visita técnica


25/01/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS