Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/07/2016
Em visita fiscalizatória ao HPS, Coren-RS aponta déficit de profissionais da Enfermagem


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou, na noite de quinta-feira(28), uma visita fiscalizatória no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). A atual gestão do Coren-RS tem percorrido as instituições de saúde com o intuito de avaliar o quadro de pessoal e também as condições de trabalho para prestar atendimento adequado à população.

A equipe do Coren-RS, formada pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, pelo coordenador adjunto, Lúcio de Camargo, e pelas enfermeiras fiscais Mara Fagundes e Muriel Viegas e Silva constatou em todas as unidades visitadas várias irregularidades, como o número inadequado de profissionais de Enfermagem para atender aos(às) pacientes, com escalas cobertas com a realização de horas extras por trabalhadores(as) de outros turnos, fazendo com que muitas vezes trabalhem até 18 horas por dia. A falta de alguns materiais e muitas áreas físicas inadequadas também foram apontados.

Temas como o dimensionamento de pessoal de Enfermagem e condições para o exercício profissional no HPS foram pauta de reunião entre o Coren-RS e a Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS). Em junho, o presidente da ASHPS, Everaldo Nunes da Silva, entregou ofício ao Coren-RS solicitando apoio nessas questões.

O presidente do Coren-RS ressalta que a defasagem de profissionais de Enfermagem favorece o risco de danos aos(às) pacientes, decorrentes da exaustão por sobrecarga de trabalho de seus(suas) trabalhadores(as). “Nosso papel é garantir um exercício profissional com segurança para um atendimento de qualidade ao cidadão”, salienta.

Desde 2013, existe um processo fiscalizatório do Coren-RS contra o hospital. O relatório dessa inspeção com as irregularidades que comprometem a qualidade e a segurança do atendimento prestado à população será acrescentado ao processo e serão tomadas as providências necessárias.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS