Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/05/2017
Coren-RS palestra na Semana de Enfermagem do HCPA


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou nesta quinta-feira (11) da 28ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O Conselho foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza. O tema da mesa redonda foi Diretrizes e Dimensionamento de Pessoal nas Diferentes Áreas da Enfermagem. Participaram também as convidadas Caren de Oliveira Riboldi, Kátia Bottega Moraes e Ana Maria Mûller Magalhães, com a coordenação de Débora Feijó.

Em sua palestra, Daniel iniciou afirmando que o cuidado de Enfermagem para com a população deve ser oferecido com responsabilidade e respeitando tanto o cálculo de dimensionamento de pessoal quanto a legislação. Ele apresentou a normativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que dispõe sobre esse cálculo e suas especificidades, e explicou a equação nas diferentes áreas da Enfermagem. “O Conselho busca garantir uma saúde pública de qualidade. Se o cálculo não está correto e faltam profissionais para atendimento, isso representa riscos tanto para a saúde do(a) usuário(a) quanto para a do(a) profissional da Enfermagem”, afirmou Daniel, explanando que com o número aconselhado pela resolução, há melhoras significativas no quadro das instituições.

Também na ocasião, em outro momento do evento, o estudante de Enfermagem e estagiário do Coren-RS Leonardo Amarante apresentou seu artigo A Atividade Recreativa em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: Relato de Experiência acerca do cuidado na terceira idade. O Coren-RS parabeniza o aluno pelo trabalho e busca sempre valorizar pesquisas, tanto de profissionais quanto de estudantes.

A gestão atual do Conselho tem buscado ser capacitadora da categoria e oferecer auxílio para corrigir apontamentos no cálculo de dimensionamento de pessoal da Enfermagem das instituições. O Coren-RS tem investido em atender às demandas dos(as) profissionais e oferecer cursos de formação. Essas iniciativas fazem do Coren-RS uma entidade mais representativa, presente e politizadora.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS