Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/06/2017
Semana da Enfermagem 2017 se encerra com apresentação e premiação de trabalhos científicos


A produção científica da enfermagem ganhou voz nesta terça-feira (30). Para marcar o encerramento da Semana da Enfermagem 2017 - A enfermagem transforma o cuidado em mais saúde do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), foi realizado, no Hotel Continental, em Porto Alegre, o Seminário Científico Enfermagem Ciência do Cuidado, com a apresentação oral de 15 trabalhos classificados nos eixos temáticos Dimensionamento de pessoal e saúde do trabalhador da Enfermagem, Formação e produção do conhecimento da enfermagem e Inovação nas práticas da enfermagem.

 Os(as) profissionais da enfermagem participantes, mais de 50% oriundos(as) do interior do estado, durante todo o dia apresentaram seus trabalhos à banca avaliadora. Avaliaram os trabalhos inscritos a professora da Escola de Enfermagem da Ufrgs e diretora da Associação Brasileira de Enfermagem, Érica Duarte; a presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem, seção RS, Íride Caberlon; as enfermeiras fiscais do Coren-RS, Juliana Caçavara Neves e Sheila Fernandes da Silva, a advogada e especialista em direito do trabalho e processo do trabalho, Marí Agazzi; o coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Lúcio de Camargo; o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza e os(as) conselheiros(as) do Coren-RS, Margarita Unicovsky, Maurelize da Silva, Nelci Dias e Ricardo Haesbaert. Na coordenação das mesas de avaliação, estiveram à frente, a enfermeira e secretária de Ação Social, Trabalho e Cidadania de Santo Ângelo, Jacqueline Possebom, a conselheira do Coren-RS, Nelci Dias, e a funcionária do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Rita Tamboreno.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza agradeceu a participação de todos(as) os(as) inscritos(as). “Levem para as suas regiões, seus locais de trabalho a importância deste momento em que estamos pesquisando, debatendo e produzindo para que a enfermagem cada dia mais se empodere, por meio do conhecimento e da prática profissional”, ressaltou. Para ele, as produções científicas e as pesquisas ajudam a tornar a enfermagem mais valorizada. “Mostramos, assim, nosso papel fundamental para a sociedade, para a saúde de nosso estado e país”.

A coordenadora da Semana da Enfermagem 2017 do Coren-RS, conselheira Nelci Dias, ressalta a importância do Coren-RS em promover o Seminário Científico Enfermagem Ciência do Cuidado com o apoio da Aben-RS. “Esta é uma das metas do Coren-RS, a união das entidades da enfermagem para melhorar o dia a dia tanto das categorias da saúde quanto da população e apoiar as produções científicas”. Algumas reflexões também foram levantadas por Nelci Dias: para que e para quem a enfermagem está produzindo. “Nós entendemos que a pesquisa tem que servir para melhorar a vida das pessoas e para qualificar o nosso cuidado”, afirmou. Nelci também alertou que, embora a enfermagem produza muito, os trabalhos na área da saúde do trabalhador são poucos se comparados aos trabalhos na área da formação da assistência.  E os trabalhos que existem, salienta, a maioria são sobre a saúde do trabalhador de outras profissões e não sobre o trabalhador da enfermagem, que é a categoria em terceiro lugar em adoecimento. Nós da enfermagem, precisamos nos cuidar mais e a ciência tem que nos ajudar neste processo”, salientou.

Veja a relação dos(as) vencedores(as) aqui

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS