Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/09/2017
Coren-RS participa de reunião no MPF sobre situação do Hospital Centenário



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, e pelo coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Márcio Medeiros Félix, participou nesta terça-feira (12) de reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF) de Novo Hamburgo que tratou do déficit de profissionais de Enfermagem no Hospital Centenário, de São Leopoldo.

A procuradora federal Andréa Rigoni Agostini, a partir de informações prestadas pelo Coren-RS, instaurou inquérito civil para apurar o subdimensionamento de profissionais de Enfermagem na instituição. Por conta disso, chamou uma reunião com a participação do Conselho e da direção do hospital. Os representantes do Hospital Centenário atribuíram a redução do número de leitos e a diminuição dos atendimentos de alta complexidade à grave crise financeira pela qual passa a instituição.

O Coren-RS se manifestou afirmando que entende ser grave a sobrecarga existente sobre a Enfermagem no Centenário, se fazendo necessário que o hospital assuma compromissos imediatos, em especial com um cronograma de contratações. Por orientação da procuradora do MPF Andréa, ficou estabelecido um prazo máximo de 60 dias para que o Coren-RS realize nova fiscalização no hospital, quando as partes tentarão compor um acordo para sanar as irregularidades existentes no Centenário, de forma a dar melhores condições de trabalho aos(às) profissionais de Enfermagem e melhor assistência ao público atendido.

Diante da manifestação das instituições, a procuradora analisará as medidas que podem ser tomadas. Da mesma forma, caso a gestão do Hospital Centenário não se comprometa com um cronograma de contratações, o Coren-RS ingressará com ação judicial para garantir os direitos dos(as) profissionais e dos(as) pacientes.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

02/02/2023
Ministério da Saúde discute medida provisória para pagamento do Piso


02/02/2023
Cofen vai ao Planalto cobrar Piso Salarial e outros direitos da Enfermagem


01/02/2023
Coren-RS abre Processo Seletivo para estágio em Direito


01/02/2023
Coren-RS participa de cerimônia em homenagem aos 70 anos do HMIPV


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS