Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/09/2017
Coren-RS participa de reunião no MPF sobre situação do Hospital Centenário



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, e pelo coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Márcio Medeiros Félix, participou nesta terça-feira (12) de reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF) de Novo Hamburgo que tratou do déficit de profissionais de Enfermagem no Hospital Centenário, de São Leopoldo.

A procuradora federal Andréa Rigoni Agostini, a partir de informações prestadas pelo Coren-RS, instaurou inquérito civil para apurar o subdimensionamento de profissionais de Enfermagem na instituição. Por conta disso, chamou uma reunião com a participação do Conselho e da direção do hospital. Os representantes do Hospital Centenário atribuíram a redução do número de leitos e a diminuição dos atendimentos de alta complexidade à grave crise financeira pela qual passa a instituição.

O Coren-RS se manifestou afirmando que entende ser grave a sobrecarga existente sobre a Enfermagem no Centenário, se fazendo necessário que o hospital assuma compromissos imediatos, em especial com um cronograma de contratações. Por orientação da procuradora do MPF Andréa, ficou estabelecido um prazo máximo de 60 dias para que o Coren-RS realize nova fiscalização no hospital, quando as partes tentarão compor um acordo para sanar as irregularidades existentes no Centenário, de forma a dar melhores condições de trabalho aos(às) profissionais de Enfermagem e melhor assistência ao público atendido.

Diante da manifestação das instituições, a procuradora analisará as medidas que podem ser tomadas. Da mesma forma, caso a gestão do Hospital Centenário não se comprometa com um cronograma de contratações, o Coren-RS ingressará com ação judicial para garantir os direitos dos(as) profissionais e dos(as) pacientes.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS