Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/12/2017
II Fórum dos(as) Enfermeiros(as) do HUSM debate ética e redes sociais na Enfermagem


Integração e gestão do processo de trabalho dos(as) enfermeiros(as) foi o tema do II Fórum dos Enfermeiros do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), realizado na última quarta-feira (6), no Auditório Gulerpe, da instituição. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi convidado a participar do evento que reuniu cerca de 200 enfermeiros(as) dos 333 existentes no quadro de funcionários, em dois turnos.

Ao abrir o evento, a gerente de Atenção à Saúde da Instituição, Soeli Guerra, lembrou que o HUSM atende uma população de mais de 1 milhão de pessoas, que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A Chefe da Divisão de Enfermagem do HUSM, Suzinara Lima, fez uma retrospectiva sobre o I Fórum, ocorrido no ano passado. 

O presidente do Coren-RS Daniel Menezes de Souza proferiu uma palestra sobre Aspectos Éticos e Legais para a Enfermagem no Uso das Redes Digitais. Daniel apresentou exemplos de uso indevido de mídias sociais por profissionais da Enfermagem, como fotos tiradas em centros cirúrgicos e publicadas em redes como Facebook, Instagram e WhatsApp.  Ele ressaltou que a recente Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução Cofen nº 554/2017) orienta que a exposição da imagem do(a) paciente para divulgação somente é permitida com expressa autorização, e desde que não lhe traga consequências negativas. Também veda a violação do sigilo profissional e a exposição de imagens sensacionalistas de pacientes, profissionais e instituições.

A temática abordada pelo Coren-RS faz parte do módulo do Programa de Educação Permanente do Conselho - Enfermagem nas redes sociais e implicações éticas – que visa estabelecer relações entre a prática diária e a aplicação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde, com ênfase nas condutas, comportamentos e atitudes que os(as) profissionais devem seguir sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos nas mídias sociais e nos meios de comunicação de massa.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS