Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/12/2017
II Fórum dos(as) Enfermeiros(as) do HUSM debate ética e redes sociais na Enfermagem


Integração e gestão do processo de trabalho dos(as) enfermeiros(as) foi o tema do II Fórum dos Enfermeiros do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), realizado na última quarta-feira (6), no Auditório Gulerpe, da instituição. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi convidado a participar do evento que reuniu cerca de 200 enfermeiros(as) dos 333 existentes no quadro de funcionários, em dois turnos.

Ao abrir o evento, a gerente de Atenção à Saúde da Instituição, Soeli Guerra, lembrou que o HUSM atende uma população de mais de 1 milhão de pessoas, que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A Chefe da Divisão de Enfermagem do HUSM, Suzinara Lima, fez uma retrospectiva sobre o I Fórum, ocorrido no ano passado. 

O presidente do Coren-RS Daniel Menezes de Souza proferiu uma palestra sobre Aspectos Éticos e Legais para a Enfermagem no Uso das Redes Digitais. Daniel apresentou exemplos de uso indevido de mídias sociais por profissionais da Enfermagem, como fotos tiradas em centros cirúrgicos e publicadas em redes como Facebook, Instagram e WhatsApp.  Ele ressaltou que a recente Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução Cofen nº 554/2017) orienta que a exposição da imagem do(a) paciente para divulgação somente é permitida com expressa autorização, e desde que não lhe traga consequências negativas. Também veda a violação do sigilo profissional e a exposição de imagens sensacionalistas de pacientes, profissionais e instituições.

A temática abordada pelo Coren-RS faz parte do módulo do Programa de Educação Permanente do Conselho - Enfermagem nas redes sociais e implicações éticas – que visa estabelecer relações entre a prática diária e a aplicação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde, com ênfase nas condutas, comportamentos e atitudes que os(as) profissionais devem seguir sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos nas mídias sociais e nos meios de comunicação de massa.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/09/2021
Coren-RS na Área: confira o calendário de atendimentos descentralizados de outubro de 2021


24/09/2021
Para orientar honorários de serviços de Enfermagem, Cofen cria a URTE


24/09/2021
Enfermeiras(os) fiscais das subseções realizarão atendimento presencial a partir de outubro


24/09/2021
Conselheira do Coren-RS participa de bate-papo com estudantes de curso técnico em Tramandaí


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS