Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/05/2018
Coren-RS abre Semana da Enfermagem 2018



Com o tema Cuidar é Direito, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) abriu a programação da Semana da Enfermagem 2018, nesta sexta-feira (18/05). Com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS) e do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), o evento enfatizou a importância da Enfermagem na promoção da saúde e alertou para o impacto da redução do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada há 79 anos em todo o Brasil, a Semana é um momento importante para promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da Enfermagem no cuidado à saúde da população.

“O SUS absorve grande parte dos trabalhadores da saúde e o desfinanciamento do sistema impacta de forma intensa esses profissionais”, disse o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, na abertura do evento.

No Rio Grande do Sul, são 125 mil profissionais registrados atuando na enfermagem. Destes, cerca de 20 por cento são enfermeiras(os) com curso superior e 80 por cento são técnicos e auxiliares com formação de ensino médio. A enfermagem é o maior contingente de trabalhadores no sistema de saúde.

A conjuntura nacional, a precarização do trabalho com a reforma trabalhista e a desorganização do sistema de saúde foram apontados como fatores que complicam o cotidiano dos profissionais.

“Não adianta jogar nas costas da enfermagem toda a responsabilidade pelo sistema de saúde se vivemos uma realidade de subdimensionamento”, disse a representante do Cofen, conselheira Maria Luisa Almeida, durante a abertura do evento.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana da Enfermagem iniciou na sexta-feira (18/05) com um seminário científico e se desdobra no sábado (19/05) com o II Encontro estadual de auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem. O domingo (20/05) está reservado para mobilizar e ampliar a visibilidade da enfermagem, com atividades no Brique da Redenção.

O Seminário Científico Enfermagem: Ciência do Cuidado é dedicado a temas ligados à finalidade fiscalizatória do Coren-RS e contou com a palestra do enfermeiro Rinaldo Neves sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

O encontro é uma aposta do Conselho para incentivo à produção e difusão de conhecimento específico voltado à Enfermagem e prevê a apresentação de trabalhos científicos. A atividade continua no turno da tarde com a palestra sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem, com o enfermeiro Antônio Marinho.

O sábado está reservado para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem. No domingo, a atividade será no Brique da Redenção.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado


11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE


11/06/2021
Coronavírus: pessoas vacinadas devem manter o uso de máscaras


09/06/2021
Presidente da Assembleia Legislativa garante apoio ao Piso Salarial


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS