Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/11/2018
Coren-RS presta apoio a profissionais de unidade de saúde assaltada em Porto Alegre


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela ouvidora, Juliana Neves, e pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, esteve na quarta-feira (31/10) na Unidade de Saúde (US) Barão de Bagé, no bairro Vila Jardim, Zona Norte de Porto Alegre. A unidade foi assaltada no dia 24 de outubro, por ladrões armados. Foram roubados pertences pessoais de pacientes e funcionárias(os) e uma médica residente foi agredida. O Conselho foi ouvir o relato das(os) profissionais de Enfermagem e da saúde e prestar apoio.

No encontro, a equipe relatou que continua bastante abalada. Alguns profissionais permanecem afastados, mas há um esforço para manter a US funcionando. O local é administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC). 

Foi reforçada a importância de comunicar ao Conselho, por meio da Ouvidoria, de casos de violência contra a equipe multiprofissional, lideranças comunitárias e gestão. Esses dados são essenciais para o controle do número de ocorrências desses episódios.

O Conselho está atento a esse cenário e tem se mobilizado - produziu um vídeo sobre a violência nos locais de trabalho de Enfermagem (assista clicando aqui) e liderou um debate sobre o assunto, em agosto, em audiência pública na Assembleia Legislativa (ALRS).

Como resultado da audiência, foi criado um grupo de trabalho, ligado à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da ALRS, para tratar sobre as situações de violências sofridas pelas(os) profissionais de Enfermagem (saiba mais clicando aqui). O objetivo é captar informações e apresentar sugestões de como enfrentar o problema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS