Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/12/2018
Presidente do Coren-RS participa de debate sobre a lei do exercício profissional, no 21º CBCENF


O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, participou, na quarta-feira (28/11), do debate Lei do Exercício Profissional: uma questão em debate, dentro da programação do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorreu de 26 a 30 de novembro, em Campinas (SP).

Também participaram Irene Ferreira, assessora de Assuntos Institucionais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antônio Marcos Freire Gomes, conselheiro federal e segundo-secretário do Cofen, Cleide Canavezzi, coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN) do Cofen, e Josias Ribeiro, presidente do Coren de Roraima, que mediou o debate.

Daniel falou sobre a importância de disseminar, às(aos) profissionais da Enfermagem, cada vez mais conhecimento acerca da legislação que rege a atuação da categoria – a lei do exercício profissional, 7.498/86, e demais. Ele explicou que, com esse objetivo em mente, em setembro de 2016, o Coren-RS criou o Programa de Educação Permanente (PEP). 

“Os conselhos ainda têm uma imagem de serem meramente fiscalizatórios e punitivos. Em 2015, quando assumimos a primeira gestão do Coren-RS, sentimos a necessidade de capacitar a categoria. Havia muito desconhecimento acerca da legislação. Daí surgiu o PEP, que proporciona uma formação voltada ao exercício profissional, tratando exclusivamente de conteúdos de legislação. Agora, esse caráter educativo e orientativo está muito presente no processo fiscalizatório do Coren-RS”, disse Daniel.

Ele ainda falou sobre alguns pontos falhos da lei 7.498, citando como exemplos a ausência de dispositivos que visem a proteção da(o) trabalhadora(or) de Enfermagem, como o estabelecimento de jornada de trabalho e de piso salarial. 

Daniel destacou, também, a necessidade de a Enfermagem se posicionar diante das(os) demais profissionais da equipe de saúde. “Não podemos nos anular. Devemos sempre deixar bem claro o que somos, o que fazemos e a nossa importância dentro da equipe multiprofissional. A invisibilidade, muitas vezes, é culpa da própria Enfermagem”, afirmou.

Depois da fala dos quatro participantes e do mediador, houve um intenso debate, com forte participação do público presente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS