Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

15/02/2019
Coren-RS presta apoio à enfermeira agredida por paciente na UPA Zona Norte, em Caxias do Sul


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela procuradora, Paula Noronha, pelo conselheiro Lionel Wirth e pela enfermeira fiscal Helen Mendonça da Rosa – esteve nesta quinta-feira (14/02) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, em Caxias do Sul. Os objetivos foram prestar apoio a uma enfermeira da unidade que foi agredida fisicamente, na noite de segunda-feira (11/02), por uma paciente, e colocar o Coren-RS à disposição das(os) profissionais. O Conselho também cobrará medidas preventivas por parte da empresa terceirizada que administra a UPA e dos governantes.

As(Os) representantes do Coren-RS conversaram com a enfermeira, com parte da equipe de Enfermagem e conheceram as dependências da UPA. “O Coren-RS tem que garantir que o exercício profissional seja executado sem riscos. A Enfermagem vem sofrendo com o fenômeno da violência, que afeta toda a sociedade. Isso é uma situação que nos preocupa muito. Não é porque as agressões verbais, e até físicas, como a que aconteceu aqui na UPA, viraram algo comum, que devemos considerá-las normais”, disse Daniel.

Crise foi agravada pelo fechamento do PA 24 Horas, em outubro

A paciente agrediu a enfermeira com um soco na boca. Ela estaria irritada com o tempo de espera para ser atendida. 

O fechamento do Pronto Atendimento (PA) 24 Horas de Caxias do Sul, em outubro de 2018, agravou a situação da rede pública municipal de saúde. A demanda teve de ser absorvida por outras unidades, como a UPA Zona Norte. A UPA, que tem capacidade para atender 350 usuárias(os) por dia, está atendendo, desde o fechamento do PA, entre 450 e 500 pessoas. Antes disso, a média diária era 250. 

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a Emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre, uma das maiores do Estado, atende a 300 pessoas por dia. 

O Coren-RS vem acompanhando de perto a situação em Caxias e cobrando, do Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF) e da prefeitura, um posicionamento sobre o fechamento do PA e outras questões graves que vêm afetando a qualidade e a segurança da assistência, tanto para profissionais da Enfermagem e da saúde quanto para usuárias(os).

A violência nos locais de trabalho da Enfermagem é um dos temas importantes para o Conselho. Em agosto de 2018, o Coren-RS promoveu, em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do RS, uma audiência pública para tratar do tema. Como resultado do debate, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) sobre Violências em Serviços da Enfermagem (saiba mais clicando aqui). O GT construirá propostas, que possam ser colocadas em prática, para lidar com essas situações, e cobrará medidas efetivas do poder público.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS