Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/12/2019
Centro de Equidade da UFPEL lança software gratuito para gerar gráficos equiplot



O Centro Internacional de Equidade em Saúde (ICEH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) disponibilizou um programa on-line gratuito para criação de gráficos do tipo equiplot – uma das formas visuais mais eficientes para representar dados de desigualdades em saúde tanto para cientistas quanto para o público em geral. O Equiplot Creator Tool pode ser ACESSADO AQUI. O site traz um tutorial, explicando passo a passo as funcionalidades de cada recurso de edição do programa. 

O instrumento facilita o uso do recurso gráfico criado em 2012 pelo pesquisador do ICEH e docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPEL, Aluisio Barros. O usuário só precisa entrar com os dados de análise. Todo o caminho que antes era feito com base em códigos de programação agora é acessível por cliques na interface do aplicativo.

O gráfico é considerado uma das melhores formas de mostrar como as desigualdades afetam condições de saúde, por meio da comparação entre diferentes grupos em relação a um mesmo indicador. Por exemplo, os índices de mortalidade infantil em diferentes grupos de renda no Brasil. O equiplot permite visualizar, ao mesmo tempo, a situação de cada grupo em relação ao indicador e a distância entre eles, o que transmite a dimensão das desigualdades.

O Equiplot Creator Tool surge como o primeiro software gratuito a possibilitar a geração de equiplots sem exigir conhecimentos de programação. Até então, para fazer os gráficos do gênero, era preciso ter conhecimento avançado de softwares de cálculos estatísticos, como Excel e Stata. O novo software tem potencial para ser usado por estudantes, pesquisadores, universidades, equipes de serviços, secretarias e ministérios de saúde.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS (com informações da UFPEL)
Texto: Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS