Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/12/2019
Centro de Equidade da UFPEL lança software gratuito para gerar gráficos equiplot



O Centro Internacional de Equidade em Saúde (ICEH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) disponibilizou um programa on-line gratuito para criação de gráficos do tipo equiplot – uma das formas visuais mais eficientes para representar dados de desigualdades em saúde tanto para cientistas quanto para o público em geral. O Equiplot Creator Tool pode ser ACESSADO AQUI. O site traz um tutorial, explicando passo a passo as funcionalidades de cada recurso de edição do programa. 

O instrumento facilita o uso do recurso gráfico criado em 2012 pelo pesquisador do ICEH e docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPEL, Aluisio Barros. O usuário só precisa entrar com os dados de análise. Todo o caminho que antes era feito com base em códigos de programação agora é acessível por cliques na interface do aplicativo.

O gráfico é considerado uma das melhores formas de mostrar como as desigualdades afetam condições de saúde, por meio da comparação entre diferentes grupos em relação a um mesmo indicador. Por exemplo, os índices de mortalidade infantil em diferentes grupos de renda no Brasil. O equiplot permite visualizar, ao mesmo tempo, a situação de cada grupo em relação ao indicador e a distância entre eles, o que transmite a dimensão das desigualdades.

O Equiplot Creator Tool surge como o primeiro software gratuito a possibilitar a geração de equiplots sem exigir conhecimentos de programação. Até então, para fazer os gráficos do gênero, era preciso ter conhecimento avançado de softwares de cálculos estatísticos, como Excel e Stata. O novo software tem potencial para ser usado por estudantes, pesquisadores, universidades, equipes de serviços, secretarias e ministérios de saúde.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS (com informações da UFPEL)
Texto: Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado


11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE


11/06/2021
Coronavírus: pessoas vacinadas devem manter o uso de máscaras


09/06/2021
Presidente da Assembleia Legislativa garante apoio ao Piso Salarial


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS