Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/09/2020
Cofen normatiza atuação na punção intraóssea



O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a Resolução 648/2020, que dispõe sobre a normatização, capacitação e atuação da(o) enfermeira(o) na realização da punção intraóssea em situações de urgência e emergência pré e intra-hospitalares. A normativa, proposta pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência, busca trazer mais segurança no procedimento, crucial para salvar a vida de pacientes graves.

A punção intraóssea é um excelente método de acesso vascular, principalmente quando o periférico não é possível, em razão da situação clínica da(o) doente. Nesse contexto, a(o) enfermeira(o) capacitada(o) no procedimento pode obter o acesso vascular via intraósseo de forma relativamente simples e ágil, conforme evidencias científicas publicadas no mundo.

“A Resolução vem respaldar a(o) enfermeira(o) na execução do seu papel na assistência a(ao) paciente crítica(o), normatizando parâmetros que trazem segurança jurídica”, destaca Eduardo Fernando, Coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen.

Histórico – O primeiro dispositivo automático de punção intraóssea chegou no Brasil em 2008. O treinamento foi oferecido a um pequeno grupo de médicas(os) e enfermeiras(os), por um paramédico israelense. Já no ano seguinte foi editado parecer do Coren-SP respaldando o uso por enfermeiras(os) treinadas(os). Em 2009, o primeiro procedimento realizado no Brasil foi executado pelo enfermeiro Sérgio Martuchi.

“Fui obrigado a utilizá-lo numa punção no úmero do paciente, em uma emergência pré-hospitalar, pois não havia outro sítio anatômico para fazê-lo”, relata Martuchi, que integra a Comissão de Urgência e Emergência. O ato de Sérgio foi publicado nos anais do III Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional do Hospital Albert Einstein.

Estabelecida em 2016, a comissão é composta pelas(os) enfermeiras(os) Eduardo Fernando de Souza, Gilson Hanszman, Sérgio Martuchi, Lilian Behring, Marcos Fonseca, Marisa Malvestio e Rildo Bezerra.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Confira: agenda de fevereiro dos atendimentos descentralizados do Coren-RS na Área


20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS