Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

02/10/2020
Coronavírus: Coren-RS e CNS abordam SUS e pandemia em live no Facebook



O Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid19, desenvolvido por meio da Frente Pela Vida, foi tema de live transmitida na página do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no Facebook na terça-feira, dia 29 de setembro, às 17h. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e a conselheira do Coren-RS, Nelci Dias, participaram da atividade, abordando o impacto do novo Coronavírus no cenário atual e no futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). O vídeo, na íntegra, pode ser conferido CLICANDO AQUI.


A criação do plano foi motivado pela necessidade de mudanças na resposta à pandemia e diante da inoperância por parte do Governo Federal. A medida reuniu organizações do campo da saúde e lançaram o documento em 3 de julho. O documento (CLIQUE AQUI para conferir) faz uma análise aprofundada de diversos aspectos, mostrando que a ciência e a sociedade brasileira são capazes de produzir uma resposta alternativa ao descaso. “Muitos comentários chegam até nós na colocação de que perdemos para o negacionismo. Mas isso não é verdade. A gente tem lutado muito. Do contrário, estaríamos em um cenário ainda pior”, relatou Pigatto.


A conselheira Nelci destacou a defesa constante que o Coren-RS faz ao SUS e as ações desenvolvidas pela autarquia na proteção de profissionais da Enfermagem, em especial durante a pandemia. “Este é mais um período de ataques ao SUS, mas acredito que ele sobreviva a mais este momento. É um sistema em que 100% da população utiliza em algum momento da vida e é onde a Enfermagem exerce, em maioria, a sua profissão”, ponderou.


Petição – Além da apresentação da Frente Pela Vida e do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid19, o presidente do CNS comentou sobre a petição pública “O SUS merece mais em 2021”, em que busca evitar a redução dos recursos destinados à saúde pública para o próximo ano. “O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias não prevê manutenção dos R$ 35 bilhões do orçamento emergencial para o próximo ano, sendo que ainda estamos vivendo um contexto de calamidade pública em que a Covid19 matou milhares de pessoas”, ressaltou Pigatto. A petição pode ser assinada CLICANDO AQUI.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Confira: agenda de fevereiro dos atendimentos descentralizados do Coren-RS na Área


20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS