Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/02/2021
Com capacidade operacional esgotada, UPA Moacyr Scliar é alvo de fiscalização do Coren-RS


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, situada na Zona Norte de Porto Alegre, foi alvo de inspeção fiscalizatória do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). O conselheiro e técnico de Enfermagem Fernando Mengue e a enfermeira fiscal Muriel Viegas estiveram no serviço de saúde na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, e constataram superlotação, deficit de profissionais, falta de insumos, além do esgotamento e estresse de colegas. A unidade, inclusive, está com capacidade operacional esgotada e com atendimento restrito.

“Trata-se de um quadro muito preocupante frente ao avanço da pandemia”, avaliou Fernando. “Os relatos e desabafos de colegas que ouvimos aqui são muito pesados, comprovando o momento delicado que vive a Capital e todo o Estado”, reforçou. O relatório da ação na UPA será feito pelo Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS e encaminhado para os órgãos competentes tomarem as devidas providências.

Diante do agravamento da pandemia de Covid19, o Coren-RS reforça a necessidade de que autoridades e gestoras(es) promovam o correto dimensionamento das equipes, forneçam os equipamentos de proteção individual (EPIs) e os insumos, além de prestar a devida solidariedade ao estresse e ao esgotamento das(os) profissionais. “Muitos colegas cobram atendimento psicológico, por exemplo, em função dos problemas de saúde mental”, exemplifica o conselheiro Fernando.

Assim como na UPA Moacyr Scliar, o Conselho tem atuado na fiscalização em outros serviços de saúde, públicos ou privados, da Capital e do interior. É importante que denúncias sobre irregularidades quanto ao exercício profissional sejam encaminhadas à Ouvidoria do Coren-RS (CLIQUE AQUI para acessar) para que o Defisc tome as devidas providências.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

12/08/2022
Fiocruz lança site sobre monkeypox, a varíola dos macacos


12/08/2022
Novo Código de Processo Ético da Enfermagem é publicado pelo Cofen


12/08/2022
Conselheiros ministram palestra a estudantes de curso técnico em Carazinho


11/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação de produção de material promocional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS