Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

05/04/2021
Coren-RS e ABEn-RS discutem ações conjuntas para 2021



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS) se reuniram nesta quinta-feira, dia 01/04, de forma remota, pela plataforma Google Meet, para debater possíveis futuras ações conjuntas para 2021. Pelo Conselho, estavam a presidente, Rosangela Gomes Schneider, e o conselheiro e secretário, Antônio Tolla; e pela ABEn-RS, a presidente, Íride Caberlon, e a vice-presidente, Rosália Figueiró Borges. 

Entre as pautas estiveram a apresentação da nova gestão da ABEn-RS e a possibilidade da elaboração de uma Semana da Enfermagem online conjunta, em maio, entre Coren-RS, ABEn-RS e demais entidades que serão convidadas para conversar sobre isso em breve - como o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers). 

Foram debatidas também ideias para campanhas de valorização à Enfermagem e formas de dar visibilidade a demandas históricas da categoria, como a aprovação dos Projetos de Lei que estabelecem o piso salarial nacional e a jornada de 30 horas – ambos parados no Congresso Nacional esperando por votação. Rosangela destacou, ainda, a necessidade de uma articulação regional com o Fórum Nacional da Enfermagem, que já luta ativamente por essas pautas.

“Com a pandemia, a Enfermagem tem se mostrado cada vez mais competente para lidar com o diferente e com o inusitado. A Enfermagem tem se reinventado, inclusive no formato da assistência. Temos de dar mais visibilidade a toda essa nossa atuação e às nossas demandas”, disse Rosangela.

Antônio destacou que, mais do que a união das entidades da Enfermagem, é essencial que a categoria entenda o papel que cada uma desempenha: conselho, sindicatos e associações. “A nossa própria categoria não nos enxerga. Nesse contexto, a união das entidades é essencial. Precisamos divulgar a Enfermagem, as suas entidades representativas e a importância da atuação da nossa categoria.” 

O desdobramento imediato do encontro desta quinta-feira será uma nova reunião, que ocorrerá dentro de alguns dias, entre o Conselho e a associação, com participação de Sergs e Feessers.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

17/05/2021
No terceiro dia da Semana da Enfermagem, palestrantes abordam o uso das redes sociais


17/05/2021
Piso Salarial: coletadas as 55 assinaturas para incluir o PL em votação no Senado Federal


17/05/2021
Em grande operação, Coren-RS fiscaliza todas as unidades de saúde de Porto Alegre


17/05/2021
Lutas da categoria e papel de entidades é debatido no segundo dia da Semana da Enfermagem 2021


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS