Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/04/2021
Coren-RS participa de audiência pública sobre segurança e saúde de trabalhadoras(es)



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, participou nesta quarta-feira, 28 de abril, de uma audiência pública online sobre a situação das Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde dos Trabalhadores e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs). A audiência foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS).

A data escolhida para a conversa foi simbólica: 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, uma pessoa morre por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos, conforme dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. O número fica ainda maior quando são contabilizados apenas os acidentes de trabalho, ou seja, quando não há mortes: um a cada 49 segundos.

Em 2019, o governo federal divulgou a sua intenção de reduzir em 90% as NRs – o que significaria um retrocesso que poderia resultar na multiplicação do número de acidentes de trabalho e mortes de trabalhadoras(es). Desde então, vêm sendo realizadas conversas entre o governo e as entidades representativas das(os) trabalhadoras(es) – que defendem que não é o momento de mudar as NRs.

Na audiência desta quarta-feira, participaram representantes de dezenas de entidades e movimentos sociais. Muitas(os) citaram a pandemia do novo Coronavírus e as vítimas entre as pessoas que estão na linha de frente – como a Enfermagem: no RS, 25 profissionais morreram vítimas da doença. No Brasil, esse número chega a 773, conforme dados do Observatório da Enfermagem.

“Temos que refletir sobre a responsabilidade de cada entidade sobre esse tema, sobre o que podemos fazer de ações concretas. Não é o momento de alterar qualquer NR. Devemos centrar as nossas forças em combater a pandemia, em proteger os trabalhadores. O Coren-RS está junto nessa luta”, disse Rosangela.

O Coren-RS seguirá atento e combatendo, ao lado das demais entidades e organizações da sociedade civil, os retrocessos e retiradas de direitos propostos pelo governo federal que atingem e penalizam, especialmente, as(os) trabalhadoras(es).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Agência de Notícias ALRS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS