Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/05/2021
Artigo: A valorização que a Enfermagem merece



Foto: Flávio Dutra/UFRGS

Por Carolina Santana Krieger

Os aplausos da população no intento de agradecer e enaltecer a atuação dos profissionais de saúde representam a aprovação social em meio aos grandes desafios que a crise na saúde pública impôs sobre a categoria. No entanto, a árdua labuta diária da enfermagem é indissociável do compromisso com proventos compatíveis. Não se pode ensejar que um profissional que trabalhe por mais de 8h diárias seja isento da estafa incutida no desempenho laboral. É temerário para a assistência dispor em seu quadro funcional profissionais esgotados física, mental e emocionalmente para prestar cuidados complexos. Infelizmente, a saga de jornadas extenuantes é uma realidade por conta da precarização e mercantilização da saúde.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, a “Dama da Lamparina”, expoente da enfermagem moderna. O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. Contudo, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Diante da maior pandemia vivenciada no último século pelo país há que se reconhecer que o contingente de mais de 2 milhões de profissionais necessita uma remuneração compatível com a responsabilidade que carrega e condições dignas de trabalho. É imperativo destacar que a Enfermagem representa a maior categoria da área da saúde e, portanto, executa papel crucial nas diferentes áreas de atuação: hospitais, clínicas especializadas, postos de saúde, dentre outros. Implementar a isonomia na remuneração do trabalho exercido pela enfermagem constitui um avanço para as distintas realidades de salários praticados no Brasil.

A formação da enfermagem, tanto a nível técnico quanto superior, exige uma carga horária teórica e prática extensa, com a finalidade de preparar o profissional para exercer seu trabalho de forma precisa, eficiente, autônoma e humanizada.

É de suma importância apontar que o sistema de saúde, seja público ou privado, funciona como uma rede complexa e composta por diferentes profissionais de saúde. Dessa maneira, deve-se entender que não há razoabilidade em haver distorções e discrepâncias salariais entre as categorias.

Os investimentos em prestação de cuidados de saúde eficientes e eficazes perpassam por diferentes eixos, entretanto, a valorização de profissionais de enfermagem não pode ser entendida como um dispêndio por parte do Estado e empresas e sim vislumbrada como forma de reconhecer e estabelecer trabalhadores para a adequada prestação dos serviços de saúde. Uma vez que trabalhadores não possuem condições apropriadas para desenvolver suas habilidades; ou não se firmarão em seus locais de trabalho, ou deverão compensar os diminutos proventos postulando outras formas de renda, levando à inevitável sobrecarga de trabalho e, consequentemente, acarretando em desvios na qualidade do atendimento prestado.

Empreender esforços para aumentar a cobertura assistencial na Atenção Primária de Saúde (APS) com a finalidade de reduzir a morbimortalidade da população, também impacta diretamente na menor incidência de tratamentos dispendiosos e prolongados, além de reduzir incapacidades e contribuir para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  As ações de prevenção, promoção, manutenção, recuperação e reabilitação em saúde básica apresentam níveis de custo-benefício mais efetivos. Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) exprimem os melhores resultados por suas características na atuação e concepção ampliada de saúde pública.

Como amplamente divulgado, está na pauta para votação no Senado o PL 2.564/2020 que altera a Lei 7.498/86, muito defasada, para instituição do piso salarial nacional e melhores condições de trabalho para a Enfermagem, composta por Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Parteiros. Na Constituição Federal, em seu inciso V do art. 7º dispõe sobre o piso salarial em conformidade com a relevância e complexidade laboral. Cabe salientar que o PL 2.564 conta com a aprovação da maioria do Senado Federal,  do maior contingente de profissionais de saúde e da maioria dos brasileiros.

Valorizar o profissional que desempenha funções primordiais é reconhecer o quão importante é sua função na linha de cuidado à saúde. Insta que esse reconhecimento não sobrepuje as necessidades básicas de trabalhadores que diariamente expõem-se no cumprimento de seus deveres e que coadune com a seriedade e a capacidade que o trabalho da enfermagem emprega. Indubitavelmente, há que se dignificar a Enfermagem com celeridade tendo em vista a magnitude da categoria no contexto de saúde e a emergência sanitária que assola o Brasil.

Onde há enfermagem, há vida!

() Enfermeira; Especialização em Saúde Coletiva e da Família; Especialização em Gestão Clínica do Cuidado; MBA em Gestão em Saúde; Mestrado em Gestão em Saúde Pública.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS