Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/01/2022
Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS



A partir desta quinta-feira, 27 de janeiro, serviços de saúde de Canoas até então geridos pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP) passarão a ser coordenados por outras quatro instituições. A transição, no entanto, preocupa o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Em diligência realizada no Hospital Universitário (HU) do município na quarta-feira, dia 26, profissionais que estavam atuando naquele momento ainda não sabiam se continuariam trabalhando na instituição. O Coren-RS já solicitou urgente reunião com a Secretaria da Saúde de Canoas para esclarecer o caso.

A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, e a enfermeira fiscal Camila Pastoriza estiveram no HU conversando com profissionais da categoria após o recebimento de denúncias sobre a possibilidade da descontinuidade da assistência de Enfermagem. Muitas(os) colegas relataram que a nova gestão estava fazendo uma lista sobre quais funcionárias(os) vão permanecer trabalhando, mediante análise de documentos e entrevistas. Porém, boa parte delas(es) sequer foi contatada(o) pela nova gestão. “Essa falta de informações é muito preocupante. É um hospital que está com diversos pacientes internados, com profissionais afastados pela Covid19 e ainda sem ter ao certo como serão formadas as equipes. Os colegas com quem conversamos estavam desolados”, relatou Rosangela.

Segundo nota no site da Prefeitura de Canoas, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM) assume a gestão do HU. O Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) será responsável pelo Hospital de Pronto Socorro. Já a Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais (Biogesp) estará à frente das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter. Além disso, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) administrará os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer. Ainda segundo a nota da Prefeitura, os processos seletivos feitos pelos novos administradores levarão em conta a experiência e o conhecimento das(os) atuais funcionárias(os).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS