Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/02/2022
Nova gestão da Assembleia Legislativa estará engajada na luta pela valorização da Enfermagem



Deputado Valdeci Oliveira

Tomou posse nesta segunda-feira, 31 de janeiro, novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado Rio Grande do Sul (ALRS), deputado estadual Valdeci Oliveira. Em seu discurso, no Plenário do Legislativo Gaúcho, o parlamentar destacou a luta da Enfermagem por reconhecimento e colocou a nova gestão como parceira por valorização da categoria. “Este ano de 2022 é um momento de defesa da saúde pública, cujos profissionais, mais que aplausos, que são sempre bem-vindos, merecem o reconhecimento e a valorização do seu trabalho”, salientou. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, acompanhou a cerimônia de forma online.

Valdeci destacou a necessidade de correção de injustiças, como no salário de profissionais. “Em alguns estados, como aqui no RS, quem atua na enfermagem chega, em alguns casos, a ganhar menos de dois salários mínimos mensais. Técnicos, auxiliares e parteiras têm remunerações ainda mais baixas, com jornadas estafantes, triplas”, frisou ele, destacando que 85% da categoria é formada por mulheres.

O deputado exaltou o trabalho de profissionais de saúde ao lembrar de seu irmão, Valdir Oliveira, que venceu a Covid19 depois de 118 dias internado, sendo 71 intubado. “Um verdadeiro guerreiro, um verdadeiro sobrevivente, que escapou do pior graças a sua perseverança, às orações, ao excelente trabalho dos profissionais da saúde e também a um punhado de sorte”, citou, complementando que 2022 será o ano de superar muitas dificuldades, principalmente com o passivo de sequelas deixado pela pandemia junto à população, o que irá demandar ainda mais atendimentos e tratamentos na rede pública.

O novo presidente da Assembleia ainda fez uma defesa da ciência. “Ela que salvou muitas vidas e continuará salvando. O ano de 2022 deve ser um momento em que não sejamos mais pegos pelo falso dilema entre economia versus vida. A vida e a economia têm que caminharem lado a lado e jamais em sentidos opostos”, ponderou. 

Na ALRS, Valdeci Oliveira é criador da Frente Parlamentar em Defesa das 30 Horas e do Piso Salarial para a Enfermagem, medida que é um instrumento de mobilização em defesa da categoria. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS