Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/05/2022
Enfermagem e ministro da Saúde discutem fontes de financiamento para o Piso Salarial



Representantes da Enfermagem com o ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu nesta terça-feira, 03 de maio, a deputada Carmen Zanotto, o deputado Célio Studart e representantes da Enfermagem brasileira para discutir fontes de financiamento para o Projeto de Lei (PL) do Piso Salarial. O PL 2564/2020 irá a votação nesta quarta-feira, 04, conforme compromisso assumido pelo presidente de Câmara, Arthur Lira. Caravanas de todo o Brasil estão a caminho para acompanhar a votação, que será transmitida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em seus canais no YouTube, Facebook e no aplicativo CofenPlay. 

Aprovado por unanimidade no Senado, o PL teve seu requerimento de urgência aprovado por 458 votos favoráveis e apenas dez contrários na Câmara, em um raro consenso entre partidos de direita, esquerda e centro.

Queiroga reafirmou seu apoio ao piso, ressaltando a importância de assegurar a dotação orçamentária. "A resistência grande que há ao PL não é do Ministério da Saúde", ressaltou o ministro, lembrando que o impacto recai sobretudo sobre os municípios, entidades privadas e filantrópicas, sendo necessário aprovar fontes de dotação orçamentária. "Precisamos trabalhar juntos para que esse sonho se converta em realidade", complementou.

"Estamos trabalhando com o Senado para assegurar financiamento e garantir a implementação do Piso", afirmou Carmen Zanotto, que integrou o Grupo de Trabalho sobre o impacto do PL 2564/2020, estimado em 16 bilhões, incluindo as três esferas de governo, entidades filantrópicas e instituições privadas com fins lucrativos. Embora considerável, o valor representa apenas 5% do faturamento dos planos de saúde no Brasil.

"Estamos chegando a um momento decisivo — e não digo reta final porque sabemos que a implementação envolve outras batalhas. Ressalto a felicidade de ter um ministro apoiando a nossa causa", afirmou a presidente do Cofen, Betânia Santos, acompanhada pelo conselheiro federal Daniel Menezes de Souza, que representa o Cofen no Fórum Nacional de Enfermagem. Também participaram da reunião representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS).

O PL 2564/2020, proposto pelo senador Fabiano Contarato e aprovado nos termos da emenda da senadora Eliziane Gama, estabelece um piso de R$ 4.750,00 para enfermeiras(os) e pisos proporcionais de 70% do valor para técnicas(os) e 50% auxiliares e parteiras, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC). "Não são valores ideais, mas erradicam salários miseráveis, infelizmente ainda praticados em diversas instituições, e trazem um alento para os profissionais. O avanço do PL do Piso é fruto de ampla pactuação e diálogo, e já considera a realidade financeira do país", avaliou Betânia.

Agenda oficial

Para acompanhar esse momento histórico, no dia 04, o Fórum Nacional da Enfermagem definiu uma agenda oficial de atividades:

9h: Ato em defesa da aprovação do PL 2564/2020, no estacionamento do Anexo II da Câmara dos Deputados;

11h30min: Sessão Solene em Homenagem à Enfermagem, no Plenário da Câmara dos Deputados. Transmissão pelos canais oficiais da Câmara dos Deputados;

16h: Tem início a sessão deliberativa para a votação do PL 2564/2020. A concentração da categoria vai ser no Auditório Nereu Ramos. Transmissão pelos canais do Cofen e pela página do Coren-RS no Facebook.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS