Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/05/2022
Em seminário, representantes da Enfermagem debatem importância da categoria na construção da cidadania


A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite desta quinta-feira, 19 de maio, o 1º Seminário Alusivo à Semana da Enfermagem. A iniciativa do vereador Jonas Reis debateu a importância da categoria na construção da cidadania, abordando aspectos históricos, avanços e desafios, com a participação de dirigentes de entidades representativas.

A abertura do evento teve a participação da deputada estadual Sofia Cavedon e do deputado federal Elvino Bohn Gass, que enalteceram a aprovação do Piso Salarial da categoria, salientando que o trabalho, agora, é garantir a sanção do projeto pelo Presidente da República. Para ambos, há recursos para que os vencimentos sejam pagos e é necessário rediscutir o Teto de Gastos. “Precisamos derrubar isso, que tirou bilhões de Reais do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou Bohn Gass. “Não podemos esquecer das jornadas exaustivas e da série se vidas que foram salvas. Que os aplausos se reflitam em políticas de valorização e reconhecimento dos profissionais”, complementou Sofia.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pela presidente Rosangela Gomes Schneider. Em sua fala, a dirigente destacou o papel de construção que as(os) profissionais da categoria têm na sociedade. “Podemos ver isso no próprio SUS, que foi construído e é conduzido por trabalhadores da saúde, em sua maioria da Enfermagem”, exemplificou. Rosangela salientou que a categoria tem se reconhecido, cada vez mais, como equipe e, assim, desenvolvimento uma saúde melhor e promovendo a união entre as(os) trabalhadoras(es). “A pandemia foi uma linha torta que mostrou para a sociedade e para nós mesmos a importância de nossa profissão. Ainda temos muitas inadmissibilidades, como condições indignas de trabalho e de descanso, além das jornadas exaustivas. Mas estamos avançando e, juntos, podemos construir uma Enfermagem e uma saúde melhor”, reforçou.

Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o conselheiro federal Daniel Menezes de Souza comparou a Enfermagem com professoras(es), destacando que são trabalhadoras(es) essenciais, que estão em todos os territórios e que fazem parte de dois temas essenciais: educação e saúde. Além disso, o dirigente falou sobre a conquista do Piso Salarial pode puxar uma frente para que mais profissões também conquistem o mesmo direito. “No nosso caso, não podemos entrar no papo de que não haverá dinheiro e de que hospitais vão quebrar. Saúde é essencial e constitucional. E a Enfermagem faz parte da saúde”, refletiu.

O vereador Jonas Reis justificou a inclusão de uma Semana da Enfermagem no calendário de atividades da Câmara em função da importância de Porto Alegre na saúde do RS. “Cerca de 40% dos pacientes que são acolhidos aqui na Capital são do interior. Quem vem de outras cidades e mais os moradores daqui são acolhidos pela Enfermagem”, citou. O parlamentar, que é autor de um Projeto de Lei que prevê condições adequadas de descanso para as(os) profissionais da categoria, destacou, ainda, a necessidade de buscar outras melhorias. “Se cobra muito deveres dos profissionais, mas se oferece poucos direitos. Isso faz com que a profissão fique fragilizada”, colocou.

A atividade também teve a presença das conselheiras do Coren-RS Sônia Regina Coradini, Úrsula Sander, Nilza Lourenço e Fernanda Borkhardt, do conselheiro Paulo Ricardo Santos e do coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva. Além de dirigentes do Conselho, o seminário teve a participação da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Cláudia Franco, da diretora de Comunicação Social e Publicações da seccional gaúcha da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-RS), Erica Rosalba Mallmann Duarte, e do diretor do interior do Sindisaúde-RS, Júlio César Duarte, e do assessor do vereador Jonas Reis, Estevão Finger. 

Exposição – Também na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi aberta neste dia 19 uma exposição com fotos relacionadas à Enfermagem. Da parte do Coren-RS, estão expostas imagens feitas pela fotógrafa Layla Magalhães em serviços de saúde da Capital. A mostra fica aberta até o dia 31 de maio, com entrada franca.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS