Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/09/2022
Rumos da humanidade e a Enfermagem são tema de palestra magna do 24º CBCENF
Viviane Mosé, filósofa e psicanalista, comandou a palestra diante de auditório lotado


A filósofa construiu uma linha do tempo sobre o desenvolvimento da existência humana

Em 13 de setembro, segundo dia do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), foi realizada uma manhã de importantes reflexões sobre a evolução da humanidade e o papel de enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares não apenas como profissionais essenciais do cuidado, mas também como sujeitos sociais no mundo. Abrindo a programação da manhã, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé, diante de um auditório cheio, apresentou a palestra magna “O vivido, o presente e o amanhã: lições do tempo para a vida humana e profissional”, abordando diversas temáticas sociais e promovendo relevantes questionamentos aos congressistas que acompanhavam de forma presencial e por meio da multiplataforma CofenPlay. 

Após declamar um poema profundo sobre a luta e o papel da Enfermagem na pandemia, Viviane Mosé iniciou sua fala abordando as alterações que a Covid19 vai produzir na humanidade. “A pandemia vai realizar mudanças marcantes no mundo, mas as transformações deste período não serão sentidas neste momento, somente daqui a alguns anos. Levará um tempo para que consigamos medir a dimensão deste momento histórico em nossas vidas e de que forma vamos evoluir enquanto seres humanos”, afirmou.

A filósofa construiu uma linha do tempo sobre o desenvolvimento da existência humana. “Foi a compreensão de que não somos ninguém, de que não sabemos para onde vamos e nem do porquê estamos neste mundo que nos deu força para agir. Nossa fragilidade nos constitui”, destacou. “É a consciência da morte que faz nascer o valor da vida. Este é o momento fundamental de entender as coisas, não de forma intelectual, mas de forma empática. Vivemos crises gravíssimas no mundo”, prosseguiu.

Outro tema abordado foi a tecnologia no mundo contemporâneo. Para a palestrante, os avanços tecnológicos podem ajudar a curar as mazelas da atualidade. “A virtualidade pode ajudar a salvar a natureza, a Amazônia, a clonar animais. A tecnologia trabalha ao nosso favor, não podemos lutar contra ela”, enfatizou. 

Ao falar do trabalho da Enfermagem e diante de aplausos, Viviane foi categórica. “O papel de vocês não é curar doenças, mas produzir vida. A saúde precisa produzir saúde”, finalizou.

Para quem está inscrita(o) no 24º CBCENF para acompanhar online, esta atividade e todas as outras estarão disponíveis na plataforma CofenPlay até 11 de novembro. 

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS