Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/11/2022
Coren-RS alerta para proliferação de casos de dengue no RS e enfatiza importância dos cuidados com a doença



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) segue atento ao número de casos de dengue em todo o Estado, enfatizando a importância da prevenção e dos cuidados com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ao longo deste ano, o RS contabilizou mais de 63 mil casos confirmados de dengue, sendo registrados 66 óbitos até o mês de setembro. Os números, quando comparados com os do ano anterior, mostram um grave crescimento. Segundo GZH, em 2021 foram registrados 10.591 casos e 11 mortes.

Encontrado em locais com focos de acúmulo de água, o mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto com água parada. A doença é transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti e a melhor forma de evitá-la é a prevenção, por meio do combate aos focos de acúmulo de água, mantendo-se atenta(o) aos possíveis locais de proliferação do mosquito.

Além das medidas que as(os) cidadãs(ãos) podem adotar para conter o avanço da dengue, é responsabilidade majoritária dos Estados e municípios a realização do controle vetorial da doença, por meio de medidas mecânicas, biológicas e químicas, fortalecendo ainda as redes de assistência na contenção de surtos de doenças, como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Cabe salientar ainda que o Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) emitiu alerta quanto à utilização do inseticida Cielo em campanha de saúde pública no combate ao Aedes aegypti. Sendo composta por dois agrotóxicos: imidacloprida (neonicotinóide) e praletrina (piretróide), a substância pode ter efeitos tóxicos se ingerida, inalada ou em contato com a pele. Por isso, o uso de agrotóxico nunca deve ser a primeira escolha!

O Coren-RS segue atento e vigilante. É fundamental que a sociedade tome os cuidados necessários contra a proliferação da dengue, mas essencial que os órgãos públicos e representativos invistam em ações e políticas públicas de combate e prevenção à doença. É o Conselho em defesa da Enfermagem, das(os) cidadãs(ãos) e da saúde pública!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS