Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

05/01/2023
Enfermeira comandará Vigilância em Saúde e Ambiente no novo governo federal



A enfermeira capixaba Ethel Maciel é a nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Além de representante da categoria nesta função, ela é a primeira mulher a ocupar este cargo. Seu nome foi anunciado durante a cerimônia de posse da ministra Nísia Trindade, na manhã dessa segunda-feira, 02 de janeiro.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel especializou-se na área de pesquisa e epidemiologia. Desde o início da pandemia da Covid19, a enfermeira e epidemiologista desempenhou um papel importante entre as(os) pesquisadoras(es) no combate à doença. Agora, ela terá como responsabilidade coordenar um setor que agrega importantes programas nacionais de combate a tuberculose, hanseníase, hepatites virais, DST e Aids.

Após a cerimônia de posse em Brasília, Ethel Maciel comentou sobre este novo desafio. “Encaro o convite com muita alegria. Após estes últimos anos, que pareceriam não ter fim, vamos trabalhar por um futuro melhor. Temos a confiança de que isso é possível: o nosso SUS é a maior prova do quanto o Brasil pode fazer na área da Saúde. Agradeço ao convite e à confiança da ministra Nísia Trindade, bem como de toda a equipe do novo Governo Federal”, declarou em suas redes sociais. “Seguirei dedicada à luta por um país cada vez mais justo e acolhedor a todos e todas. É um momento de união e de reconstrução. Contamos com a colaboração de vocês”, complementou.

Entre as missões de Ethel está a incorporação da vacina contra a Covid19 ao calendário anual do governo para pessoas do grupo prioritário, como idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. A população deve ser convocada para receber as doses junto com a imunização contra a gripe. A intenção é que isso ocorra a partir de abril, dando prazo para organizar a estratégia do governo nos primeiros 100 dias.

A enfermeira disse que entre as prioridades está o aumento da cobertura de todas as imunizações, e que a comunicação terá papel central para reverter a resistência da população. 

Fonte: Coren-ES e Folha

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS