Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/10/2023
Coren-RS fecha participação no 25º CBCENF com 5 mil visitas ao estande com temática antirracista


Terminou no dia 26 de outubro a 25ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior evento da categoria na América Latina. Inciado em 23 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), o encontro reuniu mais de 7,5 mil pessoas presencialmente outras 38,5 mil acompanharam as atividades de forma online, por meio do CofenPlay. O Coren-RS marcou presença e foi um dos regionais que mais se destacou no encontro, com um estande que teve como tema a luta antirracista e o combate ao racismo na Enfermagem. Ao todo, 5 mil pessoas passaram pelo espaço, participando de dinâmicas, colhendo materiais informativos e assistindo as apresentações.

“Foi um CBCENF muito produtivo, onde pudemos colocar as ações que temos desenvolvido no Coren-RS no enfrentamento a qualquer tipo de preconceito, em especial o racismo na Enfermagem”, destacou o presidente do regional gaúcho, enfermeiro Antônio Tolla. “Foi muito importante proporcionarmos as dinâmicas ligadas à temática antirracista para pessoas de diversas regiões do país, fazendo atividades que não só mostravam as ações do Conselho, mas que também eram educativas e de conscientização”, reforçou a integrante do grupo de trabalho (GT) de Combate ao Racismo na Enfermagem do Coren-RS, a enfermeira Junara Ferreira.

Além do estande, teve o Prêmio Anna Nery, em que a enfermeira Nelci Dias da Silva recebeu a congratulação após indicação do Coren-RS. Trata-se da maior honraria da Enfermagem nacional dada a profissionais de Enfermagem com uma trajetória relevante para o fortalecimento da categoria no país. “O prêmio é coletivo e compartilho com todos os colegas da Enfermagem que atuaram junto comigo na assistência e nas entidades da categoria”, resumiu Nelci (saiba mais CLICANDO AQUI).

O Coren-RS ainda marcou presença no 2º Bootcamp Healthtech, competição com mais de 80 participantes, organizados em 18 equipes, que desenvolveram seus projetos em intensa imersão. A conselheira e enfermeira Ana Amélia Antunes Lima, mais a enfermeira Adriana Paz e o enfermeiro Michael Vieira do Amarante, propuseram uma solução de negócios de consulta de Enfermagem para pacientes pós-transplante de medula óssea após alta hospitalar. 

Na programação científica, a conselheira e enfermeira Rosane Mortari Ciconet participou da sessão “Evolução da Enfermagem na Urgência e Emergência: da teoria à prática”. A dirigente abordou a criação do SAMU em Porto Alegre, ela que foi personagem fundamental na implantação do serviço na capital gaúcha e em outras cidades do Brasil. As enfermeiras Adriana Paz, Daniana Pompeo, Vania Celina Dezoti Micheletti e Cecília Soster também apresentaram trabalhos e estudos durante o CBCENF.

E o Piso Salarial também foi tema de atividade no congresso. O conselheiro federal Daniel Menezes de Souza abordou o atual cenário e as demais medidas tomadas para que os valores cheguem aos contracheques dos profissionais. “O Piso significou o reconhecimento social da Enfermagem. Uma vitória para trazer cidadania e dignidade para uma categoria que é essencial para a população brasileira", enfatizou Daniel (confira mais detalhes da atividade CLICANDO AQUI).

Ainda não ficou definido qual será a cidade que sediará a próxima edição do CBCENF. “Espero que tenham aproveitado o congresso e que levem lembranças boas deste evento. Continuaremos a avançar e a crescer, juntos pela valorização e pela força da Enfermagem na saúde brasileira”, disse a presidente do Cofen, enfermeira Betânia Santos, na cerimônia de encerramento.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

29/05/2024
SOS Chuvas: mais de 2,5 mil profissionais de Enfermagem estão desalojados ou desabrigados


28/05/2024
SOS Chuvas: se você teve contato com a água da enchente, fique atento a sintomas da leptospirose e outras doenças


28/05/2024
Abertas as inscrições para o 26º CBCENF


28/05/2024
SOS Chuvas: alerta sobre riscos e prevenção de síndromes respiratórias em abrigos no RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS