Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal



Foi lançado nesta quarta-feira, dia 27 de março, o novo protocolo do Coren-RS para a Enfermagem que atua na Atenção Primária à Saúde (APS). O documento é voltado ao pré-natal de risco habitual e já está disponível no site do Conselho (CLIQUE AQUI para acessar). A publicação se junta a outras já divulgadas com os seguintes temas: Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, e Hipertensão e Diabetes.

O protocolo foi apresentado em live realizada nas redes sociais do Coren-RS. Participaram da transmissão a conselheira secretária do Conselho, enfermeira Sônia Regina Coradini, a fiscal e coordenadora da Comissão de Protocolos na APS do Coren-RS, enfermeira Thaís Longaray, e a integrante da comissão, enfermeira Bruna Vargas Simões. “Parabenizar o grupo pela elaboração do documento, que será de grande utilidade para todos os serviços de Saúde. É uma publicação que dá respaldo e segurança à atuação dos profissionais da categoria”, destacou Sônia.

O documento abrange desde as consultas do cuidado pré-concepcional, passando pelo pré-natal e puerpério. “Dentro dessa abrangência trouxemos pontos que consideramos muito importantes, como o pré-natal dos homens trans, aspectos legais e direitos da pessoa gestante, plano de parto, entre outros”, ponderou Bruna durante o lançamento do protocolo. A enfermeira destacou que a publicação foi pensada para que os profissionais que estão na APS tenham um suporte teórico como amparo no atendimento. “São conteúdos baseados em evidências científicas, as mais atualizadas”, reforça Bruna.

O Protocolo de Enfermagem na APS – Pré-Natal de Risco Habitual era um documento aguardado por muitos profissionais que entravam em contato com o Coren-RS sobre o assunto. “Inclusive, é um documento que pode ser adaptado às diferentes realidades dos municípios. Sabemos que as condutas não são as mesmas em todos os serviços devido às especificidades regionais que existem. Então os profissionais podem aderir ao nosso protocolo na íntegra ou podem fazer adaptações”, ponderou Thaís.

A Comissão de Protocolos na APS seguirá trabalhando em outras publicações. Uma delas é voltada ao acolhimento. Outro documento já está em desenvolvimento e é voltado à assistência aos casos de dengue. Em função da situação de epidemia da doença, uma nota técnica conjunta em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) já foi lançada.

A live de lançamento do Protocolo de Enfermagem na APS – Pré-Natal de Risco Habitual pode ser acessada CLICANDO AQUI. Todos os protocolos de Enfermagem na APS do Coren-RS você encontra NESTE LINK.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS