Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/06/2024
SOS Chuvas: informações importantes



O Coren-RS está monitorando a situação dos profissionais de Enfermagem em função dos estragos provocados pelas fortes chuvas que atingem o EstadoJunto com a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, foi instalado um Gabinete de Crise que avalia e presta ajuda a enfermeiros, técnicos e auxiliares acometidos por enchentes, enxurradas e temporais. Confira abaixo informações importantes:

Formulário de apoio 
– Profissionais de Enfermagem que foram atingidos devem preencher o formulário disponibilizado pela ERR e informar sua situação, preenchendo corretamente os dados no documento DISPONÍVEL AQUI até as 8h do dia 10 de junho. Dúvidas sobre a ação podem ser tiradas pelo e-mail soschuvas@portalcoren-rs.gov.br.

O preenchimento do formulário por atingidos é essencial para mapear a situação e para as que equipes priorizem as ações solidárias e de apoio aos colegas da categoria. Os dados colhidos são sistematizados para que a ERR entre em contato com as vítimas e avalie as necessidades para desenvolver as ações necessárias de suporte em prol da Enfermagem. “É muito importante que os profissionais do RS compartilhem essa informação com demais colegas para que possamos chegar ao maior número de atingidos”, reforça o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

O apoio tem sido feito por meio de orientações administrativas, acolhimento em Saúde Mental (com o programa Enfermagem Solidária) e com a doação de insumos de necessidades básicas, que vêm de donativos oriundos da Cruz Vermelha do RS e do Rotary Internacional. 

ATENÇÃO: existe uma Central de Ajuda Humanitária com colegas de vários estados prestando assistência aos profissionais atingidos. Desta forma, você pode receber uma ligação de um número com outro DDD.

Campanha solidária de ajuda aos profissionais – O Sistema Cofen/Corens está à frente de uma campanha nacional para arrecadar apoio financeiro com o objetivo de direcionar à Enfermagem acometida pelas chuvas. Não há valor mínimo para doação. A arrecadação acontece via Pix, por meio do COBEEM, entidade sem fins lucrativos e devidamente registrada no Cofen. Todo o dinheiro angariado será convertido na compra de materiais como colchões, roupas íntimas, absorventes, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, kits de limpeza e de higiene e alimentos. Após a entrega dos itens, será realizada uma live, nas redes oficiais do Conselho Federal, para prestação de contas.

Confira os dados para realizar a sua doação:
Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência – COBEEM
Chave Pix (CNPJ): 05.860.470/0001-49
Instituição: Banco Santander

Enfermagem Solidária – Outra iniciativa do Cofen e do Coren-RS é o projeto Enfermagem Solidária. Trata-se de um serviço gratuito de apoio emocional exclusivo aos profissionais da categoria e familiares. O acesso é pelo aplicativo CofenPlay. Disponível diariamente, das 9h às 22h (podendo agendar). 

Isenção da anuidade  Está disponível no site do Coren-RS um formulário online para requerimento de isenção ou restituição da anuidade para atingidos pelas enchentes. A medida vale para profissionais que residem em municípios que decretaram calamidade pública (não pode ser situação de emergência). O encaminhamento pode ser feito CLICANDO AQUI.

Para obter a isenção (para quem ainda não pagou) ou a restituição (para quem já pagou)
- O local de moradia do profissional deve ser em área oficialmente reconhecida como afetada por calamidade pública.

A comprovação dessa condição pode se dar por uma das seguintes maneiras:
- Ter recebido isenção do IPTU em razão da calamidade pública;
- Ter sido autorizado a sacar o FGTS em razão  da calamidade pública;
- Atestado de órgão ou entidade da Administração Pública de lesão a bens do profissional em razão da situação calamitosa.

Para fazer o pedido junto ao Coren-RS, é necessário:
- Entrar no site do Coren-RS e acessar Requerimento Online (CLIQUE AQUI);
- Em "Serviço desejado", selecione "Pedido de restituição de anuidade";
- Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.

Caso seu endereço do cadastro esteja desatualizado, envie o comprovante de endereço (água, luz ou internet) para a verificação/atualização. 

Não é necessário pressa para solicitar a isenção ou a restituição. Profissionais atingidos tem até 12 meses para fazer o encaminhamento.

Profissionais de outros estados – Profissionais de Enfermagem com inscrição ativa em Coren de outro estado, que não o RS, podem exercer atividade profissional por até 90 dias sem que haja a obrigatoriedade de ter inscrição aqui (conforme a Resolução Cofen 747/2024). Essa medida beneficia, por exemplo, auxiliares, técnicos e enfermeiros de outros locais que estejam ajudando e dando assistência à população gaúcha neste momento de calamidade.


Estamos juntos!

Coren-RS

*Publicada originalmente em 10/05/2024
*Atualizada em 07/06/2024

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/06/2024
NOTA OFICIAL: Projeto de Lei que equipara aborto a homicídio é mais um ataque cruel aos direitos de meninas, mulheres e pessoas que gestam


13/06/2024
Reduzir o piso constitucional da Saúde coloca em risco o SUS


13/06/2024
Equipe de Enfermagem salva paciente que sofria abuso sexual do pai em UTI


12/06/2024
Pesquisa busca mapear a gestão da experiência do paciente em instituições hospitalares no Brasil. Saiba mais!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS