Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
25/07/2025
Coren-RS destacará enfrentamento à violência e importância da Enfermagem na gestão durante Congresso do Cosems

Antônio (segundo da esquerda pra direita) e Stela em Salvador
Entre os dias 06 e 08 de agosto, uma comitiva do Coren-RS estará presente no 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS). A atividade será realizada em Gramado, com foco no fortalecimento da gestão pública e o diálogo entre diferentes atores dos serviços de saúde. No evento, o Coren-RS estará com um estande, levantando diversas pautas. Destaque para a campanha Basta de Violência na Enfermagem e a importância da categoria nos espaços de decisão.
Para o presidente do Conselho de Enfermagem, Antônio Tolla, a participação reforça o compromisso da autarquia com o aprimoramento da gestão pública e a valorização da Enfermagem nas prefeituras. “Somos a maior força da saúde, a profissão que está presente em todas as etapas junto aos pacientes. É fundamental que os municípios tenham essa visão estratégica, considerando a importância da categoria em todos os processos”, enfatiza.
Dentro deste contexto, a delegação do Coren-RS levará o exemplo de cidades baianas. Antônio aproveitou sua participação na Reunião Ordinária de Plenária (ROP) do Cofen, realizada entre 21 e 25 de julho, em Salvador (BA), para conhecer de perto a realidade das secretarias de saúde naquele estado. Em diálogo com a presidente do Cosems-BA e diretora do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Stela Souza, o presidente do Coren-RS tomou conhecimento de que 180 dos 417 municípios baianos têm secretários de saúde que são profissionais de Enfermagem. “Esse dado é extremamente representativo. Demonstra o quanto a categoria está preparada para liderar e transformar a gestão pública. São profissionais comprometidos com o SUS e que conhecem como ninguém as necessidades da população e os desafios do cuidado”, destaca. Antônio defende, ainda, a aproximação entre as secretarias e o Coren-RS.
Enfrentamento à violência – A campanha Basta de Violência na Enfermagem estará na programação do 34º Congresso do Cosems-RS. Antônio Tolla e o conselheiro Edgar Vagner Moraes apresentarão a iniciativa do Coren-RS aos participantes do evento, enfatizando a criação do Observatório da Violência na Enfermagem, plataforma digital dedicada ao registro, monitoramento, análise e enfrentamento da violência contra a categoria.
Protocolos – Também integrará a programação do evento os protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS) elaborados pelo Coren-RS e que podem ser adotados pelos municípios. Ao todo, o Conselho já lançou cinco publicações nas seguintes áreas: Saúde da Criança e do Adolescente, Hipertensão e Diabetes, Pré-Natal de Risco Habitual e Manejo da Dengue. Todos podem ser conferidos CLICANDO AQUI.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
29/07/2025
Avaliação da cultura de segurança do paciente: participe!
28/07/2025
V Encontro Gaúcho de Saúde Mental e Psiquiatria do Coren-RS: inscreva-se para ministrar oficinas!
25/07/2025
Coren-RS destacará enfrentamento à violência e importância da Enfermagem na gestão durante Congresso do Cosems
25/07/2025
Coren-RS reconhece trajetória da enfermeira Junara Ferreira no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha